Transformando um espaço com prateleiras & nichos

Pra deixar tudo à vista - objetos que contam história de quem habita

Se tem um cantinho que merece atenção especial na hora de pensar em prateleiras, é aquele que vai receber os livros. Eles parecem leves quando estão nas mãos, mas juntos numa prateleira podem pesar bastante. Para dar conta desse peso todo sem perder a leveza, entram em cena as prateleiras com trilho e suporte de cremalheira — um sistema simples, versátil e muito estável.
obs: outro fator essencial é a qualidade da parede onde tudo será fixado. Sem parede firme, não tem milagre.

As prateleiras com trilho e suporte de cremalheira são uma das soluções mais versáteis quando o assunto é organizar livros. Elas permitem ajustar alturas, trocar prateleiras de lugar e ampliar o projeto ao longo do tempo.

aqui utilizamos:

  • trilhos cremalheira reforçada de 2m

  • suportes de 22cm para as prateleriras de 25cm de profundidade

  • suporte de 37cm para a bancada de 40cm de profundidade

Pensando no peso

A gente costuma subestimar, mas uma prateleira cheia de livros pode passar fácil dos 30 quilos.

Neste projeto da Wans — desenvolvido por Buji (Bárbara Ávila & Ana Viana), fizemos prateleiras bem resistentes para este tipo de uso. O material escolhido foi Compensado. Nosso material queridinho aqui da Oh, por ser uma madeira engenheirada leve e mais resistente a empenamento.

Para acabamento, revestimos com laminado de alta pressão (Fórmica) em branco texturizado, que além de deixar o visual mais leve, facilita muito a limpeza no dia a dia.

Uma bancada de trabalho flexível

A bancada de trabalho

Neste espaço, a bancada foi o ponto que pediu maior profundidade: 40 cm para apoiar o notebook e garantir conforto durante o trabalho. Diferente das demais prateleiras, aqui usamos suportes maiores (37 cm) para dar a sustentação necessária.

A simplicidade de um nicho que serve como Oratório

O nicho sagrado

Este cantinho foi destinado para ser um espaço sagrado. Para apoiar pequenos objetos e bem poucos livros, então por isso não teve necessidade de ser uma ferragem reforçada. Este nicho foi feito em compensado e revestido com folha natural de curupixá, então o peso do próprio nicho era bem leve para ser fixado com duas cantoneiras, como você observa na foto.

Nicho em compensado de curupixá

Feito a muitas mãos

O apartamento da Wans é um projeto da Buji. Onde nós da Oh, eu que fiz! ficamos muito contentes em participar, executando as prateleiras, a bancada e o nicho com todo carinho.